Confira a taxa Selic hoje

O Comitê de Política Monetária (Copom) encerrou o ciclo de altas da taxa básica de juros, iniciado em março do ano passado. A Selic foi fixada em 13,75%.

Confira neste artigo as melhores opções de investimento do mercado financeiro brasileiro com a elevação da taxa Selic. 

Boa leitura!

O que é a taxa Selic?

Trata-se de um instrumento de política monetária usado pelo Banco Central para controlar a inflação. A Selic influencia todas as demais taxas de juros do país, como financiamentos e empréstimos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, seu objetivo é conter a demanda aquecida e atrair capital estrangeiro – o que reduz a cotação do dólar e impacta na inflação. 

É muito importante que você, investidor, saiba sobre a taxa Selic, pois ela funciona como um norte para montar uma boa carteira de investimentos. Por exemplo: com a taxa de juros alta a Renda Fixa volta a ganhar destaque. E é exatamente isso que está acontecendo.

Cenário: Quanto é a taxa Selic hoje?

O ciclo de 12 altas seguidas na taxa básica de juros, iniciado em março do ano passado, foi encerrado ontem na reunião do Copom.

A decisão da autoridade monetária veio em linha com a expectativa de uma parte dos analistas. O mercado estava dividido entre uma manutenção da taxa em 13,75% e uma alta residual de 25 pontos-base.

Não foi uma decisão unânime: dois membros do comitê votaram a favor de uma elevação da taxa para 14% ao ano.

No entanto, a autoridade monetária afirmou, em comunicado, que “a inflação ao consumidor, apesar da queda recente em itens mais voláteis e dos efeitos de medidas tributárias, continua elevada”.

As medidas de inflação subjacente continuam acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.

Com a Selic alta, diversas aplicações do mercado financeiro ficam reguladas, surgindo boas alternativas de investimento. 

  • Se você quer saber mais sobre como se proteger da alta da Selic, clique aqui.

Impactos do aumento da taxa Selic 2022

Segundo especialistas em investimentos da Ethimos Investimentos, altas da taxa básica de juros podem refletir nas regras de financiamentos, no aumento de taxas bancárias e na rentabilidade de alguns investimentos de renda fixa, por exemplo.

“No atual cenário, títulos prefixados e indexados à inflação de prazos mais longos podem apresentar valorização neste primeiro momento, com redução nas taxas dos títulos. Pode ser uma boa oportunidade de ganhos de capital para quem já tem esse tipo de ativo”, diz Costa.

Além disso, o head de Renda Fixa explica que é comum títulos de curto prazo se desvalorizarem no atual momento.

“Já os títulos prefixados e indexados à inflação, com prazos mais longos, podem apresentar valorização em um primeiro momento”, explica.

“O mercado financeiro considera o cenário positivo para alocação nos títulos pós-fixados, que acompanham a taxa de juros”, acrescenta Costa.

Como investir na Selic hoje?

Embora o cenário financeiro pareça desafiador para as companhias já abertas, outros investimentos voltaram a brilhar os olhos dos investidores, como a Renda Fixa

Confira alguns investimentos:

Títulos públicos

Atualmente existem três opções de investimento em títulos públicos com os mais variados prazos de vencimento. Veja:

  • Tesouro Prefixado: Indicado para quem deseja ter previsibilidade de rendimentos na carteira, já que sua rentabilidade final é previamente conhecida.
  • Tesouro Selic: Ótima alternativa de investimento à poupança, sendo tão segura quanto e rende mais. Além disso, é muito utilizado como reserva de emergência pelas vantagens que possui. 
  • Tesouro IPCA: É um papel emitido pelo Governo Federal por meio da plataforma do Tesouro Direto, sendo um ótimo título para quem deseja se proteger da inflação. 

Títulos instituições financeiras

São uma boa opção de investimento, uma vez que contam com a garantia do FGC, o fundo garantidor de crédito. 

Entre os títulos, podemos citar os CDBs e Letras Financeiras.

Crédito Privado

As empresas privadas emitem papéis com o intuito de financiar suas operações e expandir o seu caixa. Por se tratar de um mercado de maior risco, o prêmio costuma ser maior. 

CRIs, CRAs e Debêntures estão entre os principais títulos.

Bolsa

Com a alta da Selic e a ascensão da Renda Fixa, pode haver uma migração do capital, fazendo com que a renda variável diminua seu preço. 

Vale ressaltar que as maiores rentabilidades costumam estar associadas a aplicações com prazos de vencimentos maiores. Logo, é preciso avaliar os objetivos do investimento e a disposição a assumir um maior risco.

Para minimizar os riscos da sua carteira, converse com um assessor de investimentos. Ele irá esclarecer suas dúvidas e te mostrará boas opções de investimento de acordo com o seu perfil. 

Investimentos mais buscados em 2022

De acordo com um levantamento feito pelo Yubb, um buscador de investimentos, as aplicações mais buscadas no mercado financeiro em janeiro foram: 

  1. CDBs
  2. Fundos de ações
  3. Ações livres
  4. Tesouro Direto
  5. Fundos multimercado
  6. Fundos de índice (ETFs)
  7. LC/RDB
  8. LCI/LCA
  9. Criptoativos
  10. Fundos imobiliários (FIIs)

Você também pode gostar

Últimos posts