Governo quer “chamar” dólares para o país

Paulo Guedes, ministro da Economia, estava de passagem nos EUA quando anunciou que o governo brasileiro tinha intenção de zerar o Imposto de Renda das aplicações de investidores estrangeiros em títulos emitidos por empresas do mercado brasileiro. Essa é uma medida conhecida como “chamar dólares”.

Com o conflito da Rússia com a Ucrânia, a decisão de “chamar” dólares para o Brasil se tornou uma boa opção. Essa estratégia ajudará a mitigar o impacto da aceleração inflacionária prevista e ampara caso a inflação aperte.

Além dessa, outras medidas facilitadoras entrarão no radar para reforçar a segurança jurídica e fortalecer o mercado de capitais. Isso evidenciará que o Brasil é um lugar seguro para os investidores. 

Para que esse objetivo seja cumprido, técnicos da equipe econômica estão trabalhando em cálculos do potencial de atração de recursos pelo Brasil diante do novo cenário mundial. 

Estímulos na economia

O novo pacote de estímulo à economia visa aumentar o crédito, uma vez que o Orçamento foi aprovado e o governo não pode mais elevar os gastos. 

Também espera-se que o governo libere o saque do FGTS esta semana, estimado em R$ 30 bilhões. Os representantes da indústria da construção tenham solicitado que a medida não fosse adotada. 

Combustíveis

Para os economistas, a alta do petróleo vai reforçar a discussão de uma mudança na política da Petrobras. A preocupação está voltada para a eleição. Para enfrentar o cenário de alta nos preços, a equipe econômica está buscando uma ação mais forte para caso o efeito da guerra se agrave. 

Você também pode gostar

Últimos posts